Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Mundo

Cometa do Diabo visível no Brasil a partir do fim de semana

O raro cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, estará visível no céu brasileiro, prometendo um espetáculo celeste após 71 anos

Florianópolis - SC, 17/04/2024 07h20 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Observatório Nacional
Foto: Las Cumbres Observatory/reprodução/SC Todo Dia

O “Cometa do Diabo”, oficialmente chamado de cometa 12P/Pons-Brooks, poderá ser observado no Brasil a partir deste domingo, dia 21 de abril, segundo informações do Observatório Nacional. Este evento marca a primeira aparição do cometa em mais de sete décadas, quando passará visível a olho humano ou com auxílio de equipamentos como binóculos e telescópios.

O corpo celeste, que possui aproximadamente 29 quilômetros de diâmetro, foi apelidado após uma explosão que alterou sua nuvem de gás e poeira, dando-lhe um formato curioso semelhante a uma ferradura ou chifres. A última vez que o cometa esteve tão próximo da Terra foi há 71,3 anos, e sua trajetória o torna visível logo após o pôr do sol, próximo ao horizonte oeste, especialmente sob as constelações de Touro e, posteriormente, Órion.

Filipe Monteiro, astrofísico do Observatório Nacional, alerta para as dificuldades adicionais de observação devido à Lua cheia no dia 23 de abril, que pode ofuscar a visibilidade do cometa. Recomenda-se, portanto, que a observação seja planejada para períodos de menor luminosidade lunar. Monteiro também destaca a importância de encontrar uma localização adequada, livre de obstruções no horizonte oeste, para maximizar a chance de avistamento do cometa a uma altura de aproximadamente 15 graus acima do horizonte.

imagem do cometa


 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.