Terça, 30 de abril de 2024
Política

No comando das maiores cidades do estado, PSD filia 14 novos prefeitos

Partido não é da base governista do estado e tenta retomar protagonismo em Santa Catarina

Santa Catarina, 16/04/2024 16h02 | Por: Érik Borges
Foto: Érik Borges / SCTodoDia

O PSD é um dos partidos que mais cresce no estado. Prova disso é que o partido conseguiu filiar, este ano, mais 14 prefeitos e mais nove vice-prefeitos. O presidente estadual do partido, Eron Giordani reconhece o crscimento exponencial do PSD nos últimos tempos. "Os prefeitos que optaram pelo projeto do PSD, se inspirando nas boas gestões que os prefeitos das grandes cidades têm feito, sobretudo Florianópolis, Chapecó, Rio de Sul, têm servido de inspiração para muitos desses. E o ingresso de outros líderes importantes, como Clésio Salvaro, como o prefeito Pacheco de Concordia, como o Clenilton de Araquari, são cidades, todas elas, acima de 50 mil habitantes, com alta densidade habitacional e eleitoral naturalmente. Então, o partido tem se destacado por isso e tem crescido muito, atraindo, além dos prefeitos, inúmeros vereadores. E o balanço é super positivo por conta disso", avalia Giordani.

Quem planta colhe

O PSD preferiu não entrar na base do Governo do Estado. E conseguiu cooptar algumas peças importantes para o partido, que tenta retomar o protagonismo estadual, como já teve na época de Reimundo Colombo como governador, além de no passado ter cadeira no Senado Federal, tendo uma bancada expressiva tanto na Alesc quanto na Câmara dos Deputados, que nas últimas eleições não conseguiu preservar. "Essa independência é fundamental para a recuperação do protagonismo. Diferente disso, o partido vira sócio minoritário de outro projeto e naturalmente as lideranças percebem esse movimento e muitas delas não querem se associar a esse tipo de projeto. Querem sim um partido que tenha um projeto próprio e acho que o PSD está conseguindo demonstrar isso com clareza pelos bons nomes que tem também para representar isso futuramente", diz Giordani.

Especificamente no Sul do Estado, o PSD tem a reconhecida capacidade de articulação do deputado Júlio Garcia, que através dela conseguiu a filiação do prefeito Criciúma, Clésio Salvaro. "A vinda do Clésio, um político experiente, vitorioso, que acertou sempre nos seus movimentos, colocou luz sobre um caminho em que serviu de farol para muitas decisões e outros líderes que o acompanharam. Além desses dois fatores, da capacidade de articulação do deputado Júlio e da vinda do Clésio, nós também ganhamos a eleição indireta em Tubarão. Temos a primeira e a segunda maior cidade da região Sul administradas por prefeitos do PSD, além dos mandatos exitosos do Betinho em Braço do Norte, do Neguinho em Forquilhinha, que servem de inspiração para muitos líderes. E isso acaba refletindo e motivando as pessoas a também ingressarem no grupo", pontua Giordani.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.