Domingo, 19 de maio de 2024
Saúde

Conselho Municipal de Saúde protesta contra ineficiência do Hospital Santa Catarina

Problemas de atendimento e superlotação estão entre as principais reclamações

Criciúma - SC, 08/05/2024 11h06 | Por: Érik Borges
Foto: Érik Borges / Portal SCTodoDia
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um protesto pacífico e silencioso foi realizado na manhã desta quarta-feira (8), em frente ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. Encabeçada pelo Conselho Municipal de Saúde, a manifestação trouxe a preocupação e mobilização acerca do funcionamento e atendimento oferecido pela instituição de saúde.

As demandas centram-se na necessidade de cumprimento dos termos contratuais por parte da gestão do hospital, especialmente no que diz respeito à agilidade e humanização no atendimento, especialmente para crianças e mães. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio César Zavadil, destaca a importância da resolutividade e equidade no tratamento, ressaltando que muitas mães têm enfrentado dificuldades e até as mesmas perdas, o que levou a ações judiciais e denúncias de descaso.

"Elas são muito mal atendidas, as informações que elas nos passam. Resolutividade, a gente precisa que as crianças cheguem aqui e que as urgências sejam atendidas de acordo com a necessidade, a equidade. Então é urgente, tem que ser atendido na frente", diz Zavadil.

Um dos pontos críticos abordados é a falta de profissionais de saúde, resultando em sobrecarga e adoecimento da equipe existente, o que impacta diretamente na qualidade e disponibilidade dos serviços prestados. O Conselho Municipal de Saúde tem buscado diálogo com a administração do hospital, porém, relata dificuldades em obter respostas. 

Além disso, a superlotação de leitos, especialmente na UTI, é uma preocupação latente, levando a casos de transferência de pacientes para outras regiões. A visita do governador em Criciúma, no último mês, revelou uma lacuna de conhecimento sobre a gestão e problemas enfrentados pela instituição, levantando questões sobre a responsabilidade do governo estadual na garantia de recursos e infraestrutura adequada para o funcionamento do hospital. "Com tanta reclamação das mães, com tantos boletins de ocorrência, com tantas chamadas de viaturas em função de problemas que acontecem aqui no hospital, a gente quer realmente que o hospital atenda dignamente as crianças e as mães", ressalta Zavadil. 

Diante desses desafios, a comunidade se mobiliza em um protesto pacífico, destacando a necessidade de ações concretas para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo Hospital Materno Infantil Santa Catarina. 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.