Terça, 30 de abril de 2024
Cultura

Projeto de cinema adaptado para autistas é aprovado

Projeto de lei aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação garante sessões de cinema adaptadas para autistas, promovendo inclusão e acesso ao entretenimento no estado

Florianópolis - SC, 17/04/2024 09h45 | Por: Kelle Maciel | Fonte: Alesc
Foto: Marcelo Camargo/reprodução/SC Todo Dia

Em uma ação pioneira para inclusão cultural, a Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (16), um projeto de lei que exige que cinemas no estado ofereçam sessões mensais adaptadas para crianças e adolescentes com autismo. A proposta, formulada pelo deputado Pepê Collaço (PP), adapta luz, som e temperatura para criar um ambiente mais confortável.

Este projeto legislativo destaca-se por mandar que todas as salas de cinema implementem ao menos uma sessão por mês especificamente desenhada para atender às sensibilidades sensoriais de pessoas com autismo. Tal medida garante que o cinema seja um espaço acolhedor para todos.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar sensibilidades aumentadas a estímulos sensoriais como luzes brilhantes e sons altos, tornando ambientes como salas de cinema convencionais desafiadores. Adaptar esses espaços para torná-los mais acessíveis é essencial para promover a inclusão e permitir que autistas desfrutem de experiências culturais.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.