Terça, 30 de abril de 2024
Saúde

Estudo explica os episódios de lucidez em pessoas que têm demência

Entenda o por que dos momentos de lucidez em estágios avançados de demência não são a melhora da morte

Santa Catarina , 17/04/2024 14h20 | Por: Laura Silva
Foto: Divulgação

Estudos realizados recentemente pela Mayo Clinic publicado na Alzheimer 's & Dementia, investigou episódios de lucidez nas pessoas com casos de decência avançados, fornecendo informações sobre esses episódios. Os resultados mostraram que 75% das pessoas que tiveram episódios de lucidez foram relatadas como tendo a doença de Alzheimer. 

Pesquisadores definem os episódios de lucidez como uma comunicação inesperada, espontânea, significativa e relevante de uma pessoa que se presume ter perdido permanentemente a capacidade de interagir coerentemente. 

"Determinamos os tipos de episódios com base nas circunstâncias que circundam o episódio, a qualidade da comunicação durante o episódio, quanto tempo durou, o nível de cognição da pessoa que vive com demência”, afirma a doutora em saúde pública e principal autora principal do estudo, Joan Griffin. 

Os resultados revelaram que, das pessoas que tiveram episódios de lucidez, 61% eram mulheres, sendo que 31% residiam no mesmo domicílio do cuidador que respondeu ao questionário. O estudo teve como objetivo determinar se havia padrões distintos ou tipos de episódios de lucidez que poderiam ser utilizados para entender o motivo ou quando eles ocorrem.

Ao contrário dos resultados de pesquisas anteriores, as conclusões deste estudo desafiam a ideia de que episódios de lucidez podem sinalizar uma morte iminente.  

"É importante que as pessoas saibam que esses episódios não são necessariamente precursores da morte. É bom saber que existem diferentes tipos de episódios que não significam necessariamente que a morte seja iminente," explica a Dra. Griffin.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.